Entenda a importância de fazer uma boa gestão de fornecedores

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Estar atento à qualidade da gestão de fornecedores é fundamental para garantir que a operação e a imagem da sua empresa estejam de acordo com as suas expectativas. Trata-se de uma tarefa estratégica, principalmente nos tempos atuais, quando o consumidor procura ter informações não só de quem está comprando, mas também de toda a sua cadeia produtiva.

Por isso, essa leitura tem como objetivo guiar você pelos principais passos para fazer a gestão de fornecedores do seu negócio de forma correta, principalmente se você possui um alto volume de fornecedores. Falaremos sobre o conceito de gestão de fornecedores, as vantagens para sua empresa e, por fim, daremos dicas simples e eficientes de como realizar essa tarefa de uma maneira eficiente. Informe-se!

O que é a gestão de fornecedores?

Uma empresa só funciona bem quando a sua operação está alinhada com a gestão correta de todos que estão, de alguma forma, envolvidos no processo de produção dos produtos ou prestação dos serviços aos clientes. Dentro desse cenário, gerir adequadamente a sua rede de fornecedores é essencial. Com isso, você garantirá que os fluxos de trabalho que abrangem esses parceiros transcorram da forma correta. Há algum tempo, a gestão de fornecedores era uma prática, muitas vezes, deixada de lado nas empresas, por ser considerada pouco importante.

Mas, a história agora é outra. Hoje em dia, investir na administração desses fornecedores está entre as ações tidas como estratégias em qualquer organização. A razão da mudança de mentalidade é muito simples: os gestores constataram que fazer esse gerenciamento da maneira certa faz com que o seu negócio ofereça aos seus clientes o melhor produto ou serviço com uma relação de custo x benefício altamente satisfatória.

Portanto, podemos afirmar que a cadeia de suprimentos, também conhecida pelo termo em inglês supply chain, tem o propósito de gerir diversos fluxos, desde as informações, até os bens, finanças e serviços, por exemplo, gerenciando o relacionamento entre a organização e os seus fornecedores. O objetivo final é sempre conseguir auxiliar na busca pelas metas traçadas pela instituição.

Por que gerir a cadeia produtiva é importante?

Fazer o trabalho de gerenciamento de fornecedores requer investimento de tempo e muita organização para reunir as informações necessárias e realizar essa tarefa com excelência. Mas, podemos afirmar para você que o retorno faz tudo valer a pena. Administrar corretamente sua cadeia produtiva proporcionará à sua empresa resultados melhores, pois a partir do momento que você consegue atuar acertadamente na redução de despesas, o aumento da rentabilidade vem na sequência.

Controlar os gastos é uma tarefa muito mais simples e eficiente quando toda gama de fornecedores é gerida adequadamente. Você poderá economizar no custo dos seus produtos ao pesquisar valores no mercado, por exemplo. Uma dica importante é, sempre que possível, optar por contratar fornecedores que estejam sediados nas proximidades da sua empresa.

Essa é uma boa maneira de diminuir os custos com a logística de transporte, o que impactará diretamente no valor do seu contrato de fornecimento. Quando você tem sua supply chain toda alinhada em termos de valores e qualidade, sua produção ou prestação de serviços ganhará mais agilidade. Com isso, todo mundo sai ganhando: sua empresa e o seu consumidor.

Seu negócio fica mais competitivo, ganha mais credibilidade no mercado e o seu cliente fica mais satisfeito. Só não se esqueça de que, para isso acontecer, você deverá adotar algumas boas práticas fundamentais na gestão dos fornecedores.

Dicas de como fazer uma boa gestão de fornecedores

Que tal passarmos para a parte prática da gestão de fornecedores? Abaixo, reunimos as 3 principais práticas que você deve adotar para realizar essa tarefa eficientemente. Confira!

Identifique os objetivos da empresa

Não importa qual posição você ocupa dentro da empresa, o seu papel como um bom profissional é agir sempre de acordo com os objetivos e metas organizacionais. Com base nessas premissas, você atuará na conquista das parcerias mais vantajosas. Ao fazer a gestão de fornecedores, você precisa fazer um planejamento que esteja em conformidade com as definições estabelecidas pelo corpo diretivo da companhia. Assim, as metas criadas serão viáveis e possíveis de serem atingidas.

Entenda os custos e valores envolvidos

Gerir os fornecedores de uma maneira adequada é uma tarefa para quem conhece o processo completo que engloba a cadeia de suprimentos da organização, incluindo informações sobre os custos e valores envolvidos. Dessa maneira, o gestor poderá optar pelo melhor fornecedor sem precisar ter como critério de escolha apenas o preço mais baixo. O ideal é que a seleção seja feita com base na empresa que forneça o melhor serviço ou os prazos de entrega mais adequados para a operação do contratante.

Afinal, qualquer serviço mal prestado pelo seu fornecedor, como um produto com defeito ou danificado, refletirá desfavoravelmente na imagem e credibilidade da sua marca perante os seus clientes. Você, com certeza, já ouviu que o barato pode sair caro. No caso da gestão de fornecedores, esse ditado não poderia ser mais pertinente.

Verifique as qualificações dos fornecedores

Antes de escolher seus fornecedores, você precisa analisar criteriosamente as qualificações de cada um deles. Esse tipo de sondagem possibilita que sejam identificadas as melhores oportunidades para a empresa com a agilidade que seu negócio precisa. Além do mais, avaliar constantemente a sua cadeia de suprimentos faz com que as estratégias e processos sejam sempre aperfeiçoados, beneficiando a todos. Acredite, essa é a melhor maneira de fazer com que os seus fornecedores sejam verdadeiros parceiros.

Esse tipo de parceria é essencial para a sua empresa inovar sempre. As vantagens abrangem melhorias na confiabilidade das entregas, preços mais competitivos e a excelência na qualidade dos produtos e serviços oferecidos ao seu público final. Para finalizar esse post sobre a importância de fazer uma boa gestão de fornecedores, temos uma última dica para dar: use a tecnologia a seu favor. A Tilix, por exemplo, é uma solução que otimizará o tempo da sua equipe para administrar os pagamentos de toda a sua cadeia produtiva.

Quer fazer um teste grátis por 30 dias? É fácil! Entre em contato conosco e comece agora mesmo!