5 dicas de como organizar as contas a pagar de modo eficiente!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Saber como organizar as contas a pagar é necessário para que você consiga fazer as suas atividades do dia a dia de uma maneira mais eficiente. Além disso, o controle das finanças também é fundamental para que você evite problemas referentes à inadimplência e gastos com juros.

Por isso, neste post, vamos te explicar quais as melhores estratégias para controlar o pagamento das suas despesas, além de te contar como a tecnologia pode ser uma grande aliada na gestão de contas e pagamentos de boletos.

Abaixo, conheça 5 dicas práticas de como ter suas contas a pagar devidamente organizadas.

Como organizar as contas a pagar

1. Criar uma lista em ordem de urgência

Se você possui algum tipo de dívida, procure priorizar o pagamento das que tenham taxas de juros mais altas, como o cheque especial do banco e o rotativo do cartão de crédito, que é quando você não consegue pagar toda a fatura. Ao escolher quitar esse tipo de dívida, você estará economizando os custos com os juros.

Assim, sobrará mais dinheiro para arcar com as suas outras despesas. Caso você não tenha dívidas, analise se existe algum desconto para pagamento antecipado das suas compras.

2. Conhecer o fluxo de caixa com entradas e saídas de recursos

Não tem como manter as finanças organizadas se você não conhece o que entra e sai da sua conta. Por essa razão, é fundamental fazer o mapeamento de todas as receitas e despesas do seu orçamento. Com esse controle, você será capaz de equilibrar os seus recursos e manter todas as contas em dia, gastando menos do que você ganha.

3. Estar atento aos prazos para evitar pagamento de juros

Atrasar o pagamento de uma conta simplesmente porque você esqueceu é desperdiçar dinheiro. Afinal, você terá que desembolsar um valor com as multas e juros única e exclusivamente por causa da sua falta de organização. Portanto, esteja sempre atento aos prazos de pagamento para fugir desse tipo de prejuízo desnecessário.

4. Criar lembretes

Hoje em dia, sabemos que todo mundo tem a vida corrida. Por isso, não dá para confiar somente na sua memória para lembrar se de todas as contas que você tem para pagar ao longo do mês. Então, recomendamos que você tenha alguma forma de criar lembretes para não se esquecer das despesas no dia do vencimento delas.

5. Utilizar a tecnologia como auxílio

A tecnologia é uma grande aliada para todas essas boas práticas que citamos. Existem plataformas muito simples e intuitivas, voltadas até mesmo para quem não tem muita intimidade com a internet. Por meio desse tipo de aplicativo, você consegue configurar todos os boletos que tem para pagar por ordem de vencimento.

Além disso, as novas tecnologias online facilitam a quitação dos boletos, evitando que você tenha gastos extras com multas e juros ou qualquer outro transtorno por causa de atrasos.

Com essas 5 dicas simples de como organizar as contas a pagar, você terá sucesso nessa tarefa e ainda vai sobrar tempo para focar no que realmente importa: os momentos da vida que são importantes para você.

Quer mais dicas sobre finanças? Então siga as páginas da Tilix nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook e LinkedIn.