Saque FGTS: como usar esse dinheiro de forma consciente?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email

No mundo das finanças, não se fala em outro assunto nesta semana. Isso porque, a partir de sexta-feira (13/09), inicia o calendário para saque de até R$ 500 do FGTS.

Muitos já estão ansiosos para colocar as mãos nesse dinheiro extra. Uma pesquisa feita pela XP Investimentos, em agosto, mostrou que 41% dos brasileiros pretendem usar esse valor para pagamento de dívidas. Já 26% querem investir ou aplicar na poupança.

Se você faz parte do universo que ainda não sabe o que fazer com o FGTS, a gente te dá uma ajuda!

Como usar o saque FGTS de forma consciente?

Conversamos com o COO da Tilix, Gustavo Sardinha, que compartilhou algumas dicas de como melhor aproveitar esse dinheiro. Confira!

DICA 1: Quite suas dívidas!

É fácil cair na tentação e gastar esse “dinheiro extra” que entrou. Mas lembre-se: se você tem dívidas, você não “tem” essa quantia disponível. Pague o banco, o parente, o cartão, o condomínio ou quem quer que seja. Você nunca vai conseguir ter uma estabilidade financeira se gastar o que “não tem”.

DICA 2: Amortize suas dívidas ou troque as mais caras

Seus R$ 500 do saque FGTS podem não quitar integralmente a sua dívida. Mas vale a pena procurar a sua dívida mais cara, como o cartão de crédito e o cheque especial, e tentar dar uma diminuída no saldo devedor. Se for o caso, ligue no seu banco e renegocie. Talvez consiga até um descontão nos juros.

Leia aqui: 7 dicas de como economizar dinheiro

DICA 3: Dê prioridade ao pagamento à vista

Ok! Não te convencemos em quitar aquela dívida? Ou você não tem nenhuma? Então, compre à vista. Além de poder barganhar e negociar melhor, pagando à vista você evita a armadilha do parcelado. Afinal, ninguém sabe o dia de amanhã, não é mesmo?

DICA 4: Reserve dinheiro para eventualidades

Não são incomuns as despesas eventuais. Aquele remédio para o filhinho; o presente para o aniversário do chefe que você ficou sabendo em cima da hora; a multa que tomou no carro do cunhado… Sempre tem algo que fura nosso orçamento. Então, por que não começar a guardar para essas emergências?

Quer ajuda para manter as contas em dia? Então clique aqui.

DICA 5: Pense nos gastos do fim e do início do ano

Está se lembrando do presente de Natal da mamãe; da filhinha; da namorada ou do esposo? E do IPTU e IPVA em janeiro? E os materiais escolares e matrículas? Guardar um pouquinho agora vai te trazer um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

Gostou das dicas? Então, conte pra gente: como você irá utilizar o saque do FGTS?

Para organizar suas despesas de forma simples e prática, baixe o Tilix app.
É gratuito!